CEFALÉIA POR ABUSO DE ANALGÉSICO
EVITE O USO ABUSIVO DE ANALGÉSICOS!
O USO ABUSIVO DE ANALGÉSICOS COMO DIPIRONA, PARACETAMOL, ANTINFLAMATÓRIOS, SUMAX, ETC, NA INTENÇÃO DE ALIVIAR DOR DE CABEÇA PODE FAZER COM QUE HAJA UM AUMENTO NA FREQUENCIA E INTENSIDADE DAS CRISES DE DOR DE CABEÇA, PODENDO INCLUSIVE LEVAR À DOR DE CABEÇA CRÔNICA DIÁRIA, OU SEJA, SENTIR DOR DE CABEÇA TODOS OS DIAS!
NO GERAL, CONSIDERA-SE USO ABUSIVO DE ANALGÉSICO, QUANDO ESSE USO ULTRAPASSA 2-3X/SEMANA, OU MAIOR QUE 10 A 15X/MÊS, A DEPENDER DO TIPO DE MEDICAÇÃO, POR MAIS QUE 3 MESES.
SE VC ESTIVER COM UMA FREQUÊNCIA MUITO ALTA DE DOR DE CABEÇA, É IMPORTANTE, AO INVÉS DE SE AUTOMEDICAR, MARCAR UMA CONSULTA COM NEUROLOGISTA PARA QUE POSSAMOS PLANEJAR O SEU TRATAMENTO, TANTO PARA ALÍVIO AGUDO DA DOR, NORMALMENTE FEITO COM MEDICAÇÃO ORAL ASSOCIADO OU NÃO A BLOQUEIO ANESTÉSICO, COMO PARA INÍCIO DE MEDICAÇÃO PREVENTIVA PARA REDUZIR A FREQUENCIA E A INTENSIDADE DAS CRISES DE DOR, SEJA POR ENXAQUECA OU OUTRO TIPO DE DOR.
NORMALMENTE ESSE TRATAMENTO PODE SER FEITO COM MEDICAÇÃO ORAL, ANTICORPO MONOCLONAL OU COM APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA.
ALÉM DISSO, É SUPER IMPORTANTE A MODIFICAÇÃO DE ESTILO DE VIDA: EXERCÍCIO FÍSICO, DIETA SAUDÁVEL, HIDRATAÇÃO, REDUÇÃO DO ESTRESSE, TRATAMENTO DE DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS COMO ANSIEDADE E DEPRESSÃO, EVITAR ÁLCOOL E CONTINUAR EVITANDO O USO ABUSIVO DE ANALGÉSICOS.